Halving do Helium

Halving do Helium HNT, o que esperar?

Sim meus amigos, o halving do HNT está próximo…Mas o que isso significa?

Quando se trata de halving, a galera das criptos fica animada, mas pra quem nem faz ideia do que é isso, como entender melhor sobre o assunto ?

Nesse post, pretendo explicar um pouco mais sobre o que significa o halving, a experiência anterior com o halving do Bitcoin e o que podemos esperar do halving do Helium. Então vamos lá…

Halving o quê ?

Um conceito muito importante quando se trata de criptomoedas é entender se ela é INFLACIONÁRIA ou DEFLACIONÁRIA.

Pode parecer complicado pelo nome, mas na verdade é bem simples…

INFLACIONÁRIA é toda moeda que não possui quantidade limitada para ser produzida, ou seja, posso emitir a quantidade que eu quiser. As moedas tradicionais como o Real, o Dólar, o Euro…todas essas são inflacionárias porque são emitidas pelos Bancos Centrais de cada país de acordo com o interesse/necessidade de cada um. O efeito disso é que ao emitir muita moeda, essa tende a perder seu valor, o que conhecemos como inflação.

inflação do dólar

Ou seja, temos muita OFERTA de moeda, mas a quantidade de PRODUTOS que queremos comprar não aumentou na mesma proporção, logo a tendência é o preço dos produtos aumentarem.

ilustração explicando a inflação de forma simplificada
Créditos: Monkeystocks (Instagram)

Já uma moeda DEFLACIONÁRIA é aquela em que há determinado um limite de sua produção, ou seja, ao chegar naquele limite não serão mais emitidas novas moedas.

O Bitcoin funciona dessa forma, assim como a Helium.

deflação do bitcoin

O que temos por experiência com moedas deflacionárias como o Bitcoin, é que esse mecanismo contribuiu para seu aumento de cotação desde seu surgimento. Existiram outros fatores que contribuíram, mas é fato que ser deflacionário e ter o halving como mecanismo de redução de oferta fizeram grande diferença. E na minha opinião, creio ser a base para o aumento do preço ao longo do tempo.

HALVING

O halving é um mecanismo de redução da oferta da moeda em uma quantidade pré-determinada. Por exemplo, se pretendo emitir 100 moedas por mês, deixo programado que mês que vem vou emitir apenas 50, no próximo 25, e assim por diante.

Nesse exemplo, estou reduzindo pela metade a emissão a cada mês, isso é um exemplo de HALVING.

HALVING DO BITCOIN

No caso do Bitcoin, o total de moeda a ser “criada” foi pré-determinado em 21 milhões e após determinado período de tempo*, aproximadamente 4 anos, ocorreria um HALVING. Ou seja, o Blockchain automaticamente cortaria pela metade a emissão de Bitcoin para o novo período.

O efeito disso?

histórico da cotação do bitcoin
Cotação do Bitcoin 2012 – 2021 (Fonte: Autor, com dados do Investing.com)

Percebeu-se um aumento da cotação ao longo prazo, conforme era esperado quando se planejou a criação da moeda.

Muitas pessoas dizem que existem outros fatores, e eu concordo que existem fatores que fazem o preço aumentar além do que deveria, fatores especulativos na maioria das vezes. Porém, fica claro que pelos FATOS, o halving do BTC mostrou-se bem sucedido.

Como é possível perceber nos gráficos da cotação do BTC, há um delay entre o momento do halving e o efeito no preço, podendo variar bastante, porém na média, tem sido bem eficiente.

efeito do halving no preço do bitcoin ao longo do tempo

No gráfico acima (autoria própria), é possível ver o efeito do halving no preço do bitcoin ao longo do tempo. É importante citar que deixei o eixo vertical em escala logarítmica. Pra simplificar, cada vez que você sobe e atinge uma linha cinza, significa que a cotação subiu 10x em relação à anterior.

São poucos os estudos acadêmicos ou mais aprofundados sobre o tema, por ser algo recente. Estamos falando de uma tecnologia (Blockchain) que foi desenvolvida em 2009 e implementada com o Bitcoin inicialmente. Mas deixo um artigo interessante para os curiosos sobre o assunto e que utilizei como base para os meus estudos.

Artigo: Fair market value of bitcoin: halving effect (Artur Meynkhard – Russia, 2019).

Com base nesses estudos, o que eu posso concluir é:

  • que o Halving contribui para que a moeda tenha valorização no longo prazo
  • que o histórico do Bitcoin serve como base para estudo de outras moedas que utilizam o mesmo mecanismo

Entendo as diferenças de fundamentos de cada moeda e que projeções nesses mercados são sempre carregadas de variáveis que podem influenciar e muito na tomada de decisão. Mas pra mim, ao menos, é um bom começo para ter algum parâmetro de análise.

HALVING HELIUM

No caso do HNT, temos um mecanismo de halving parecido com o do Bitcoin, ou seja, um corte “pela metade” na oferta. A quantidade máxima a ser emitida será de 223 milhôes de HNT até ~2070. A programação é de que o halving do HNT ocorra a cada 2 anos, sendo o primeiro programado para 01 de agosto de 2021 (Sim, em menos de 1 mês!).

uau boas notícias

O que isso influencia no preço já vimos com o bitcoin, se vai ocorrer com o HNT, só o tempo dirá…

Um dos fatores importantes é a implicação disso, o que significa esse corte de oferta em termos de mineração da moeda ?

Basicamente, significa que vai ficar mais difícil ao longo do tempo minerar a mesma quantidade que você minerava no início. Ou seja, se eu minerava 100 HNTs por mês, considerando apenas o efeito do halving, devo minerar apenas 50 a partir de agora.

Mas como sabemos, além do halving temos outras variáveis a considerar como a quantidade de hostpots na rede e a qualidade da sua instalação, focando em fornecer a melhor cobertura possível.

Se vai ocorrer valorização na cotação do HNT, não sabemos até que aconteça.

Mas na minha opinião, é bem provável que isso ocorra.

As expectativas de até onde o preço pode chegar também são apenas projeções, mas o que gostaria de citar aqui, é a resiliência do preço do HNT em meio às recentes quedas no mercado de criptoativos.

histórico HNT USD

Como podemos ver no gráfico acima, o HNT tem permanecido em uma lateralidade desde abril de 2021. E diferentemente do Bitcoin, vem segurando em suporte na faixa dos 10 dólares, conforme gráfico a seguir.

HNT USD no Trading view

Baseado nessas informações, a mineração de HNT é bem promissora e pode gerar bons frutos, e olha que não consideramos o fator que acredito ser fundamental…

Diferente do Bitcoin, que é uma moeda descentralizada. O Helium é uma “moeda” que se baseia no uso da rede para aplicações de IoT, ou seja, aplicações pálpáveis do ponto de vista do mundo real.

É mais fácil explicar o uso de um hotspot Helium do que explicar os usos do Bitcoin…Ao meu ver, as pessoas se sentem mais seguras com o que podem tocar. O que pode beneficiar seu crescimento e utilização.

Enfim, é de se esperar um aumento da cotação do HNT no longo prazo com sua adoção e crescimento da rede, associado ao mecanismo de halving da moeda e modelo deflacionário.

Com o material acima espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o halving e sobre o que podemos esperar dos seus efeitos.

Se gostou do conteúdo, compartilhe, comente, dê um like e nos siga nas redes sociais.

Isso é importante para que eu possa contribuir com mais conteúdos como esse pra toda a comunidade.

gostei-disso

Espero que tenha gostado!

Nos vemos por aí! =)

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress