mudanças helium para 2022

Aplicativos e carteira Helium mudanças para 2022

Em 2022 teremos alterações significativas na forma de armazenar e visualizar os dados relacionados ao seu hotspot. Mas o que vai mudar?

mudanças helium para 2022

Em outro post cheguei a falar sobre o aplicativo Helium, que é uma das principais ferramentas do ecossistema Helium para configurar, monitorar seu hotspot e transferir seus HNTs. Todavia, ele surgiu da necessidade de integrar todo o sistema de funcionamento da rede Helium.

Artigo: Ferramentas #2 – Helium App

Afinal se formos parar para pensar a startup Helium Inc (atual Nova Labs) teve que desenvolver uma solução completa que engloba: um hardware, um novo blockchain, uma rede, um aplicativo próprio, um console (para os usuários da rede) e um mapa (Explorer)….

Isso de forma resumida, sem contar todo o trabalho que dá fazer tudo isso…

Enfim, o importante aqui é ver que apesar de muita chance de tudo dar bem errado, afinal são muitas coisas diferentes para se preocupar. A Nova Labs conseguiu botar a rede pra funcionar e ter adesão do público. O app funciona bem, apesar de certa lentidão às vezes.

Mas como o foco da empresa é atuar na melhoria contínua da rede e ampliação de projetos como do 5G, em 2022 o foco é terceirizar para os fabricantes a função do aplicativo Helium.

Isso significa que cada fabricante terá que criar seu próprio aplicativo para monitorar e configurar seus respectivos hotspots.

Por um lado isso faz com que tenhamos diversos apps diferentes, um por fabricante, para ficar configurando ou monitorando nossos hotspots. Mas por outro possibilita uma corrida para o desenvolvimento de dashboards melhores e inclusive acesso remoto aos aparelhos.

Quem tem um hotspot alocado em um local diferente da sua casa sabe bem do que estou falando. Um dos maiores problemas e dores na operação de uma frota de hotspots atualmente é só conseguir fazer algumas configurações, boots e resets localmente. O que pode ficar inviável com o tempo. Então esperamos que isso seja uma das possibilidades com os novos apps.

Apesar dessa mudança, a Nova Labs planeja manter um aplicativo próprio com novo nome, Helium Wallet, ainda em paralelo aos aplicativos dos fabricantes. Ele servirá para gerenciar seus HNTs e sua identidade na Helium Network, mas ainda terá uma versão Beta antes do lançamento oficial. Já o Helium App atual deve perder gradativamente algumas funções, conforme os novos aplicativos vão surgindo até que fique apenas para o gerenciamento dos Hotspots Helium iniciais, da imagem abaixo.

novo app helium wallet

Novo App Helium Wallet

A Helium havia estipulado o início da versão Beta no segundo trimestre de 2022, então ainda está dentro do prazo informado. Também deve ser liberado tanto para iOS quanto para Android.

interface novo app helium wallet

Uma vantagem desse novo App é que você continuará tendo as funções principais centralizadas nele, como por exemplo: adição de novos hotspots, atualizar local, antena e elevação, além da transferência de propriedade. Dessa forma, suas 12 palavras serão inseridas apenas nele. Mantendo a segurança e evitando colocá-las em apps diferentes caso você possua mais de uma marca de hotspot.

Acesso a múltiplas carteiras

Atualmente, caso você possua mais de uma carteira de Helium você precisa deslogar em uma para logar na outra, pois o aplicativo só aceita uma carteira por vez. Isso dá um baita trabalho, pois até para deslogar o app pede as 12 palavras de segurança.

No novo Helium Wallet você terá a possibilidade de inserir duas carteiras sem precisar deslogar. E poderá inclusive apelidar cada uma das contas para facilitar a identificação.

Multipagamento

Será possível efetuar pagamentos múltiplos de forma simultânea, agilizando bastante o processo.

Testnet

Para desenvolvedores, você terá acesso à rede de teste da Helium pelo próprio aplicativo. Facilitando para os devs interessados em contribuir com a rede.

Frase de segurança

Para esse novo app todas as novas contas receberão 24 palavras, mas contas importadas poderão utilizar suas 12 palavras padrão normalmente.

Catálogo de endereços

Catálogo de endereços para salvar os mais utilizados.

Novas possibilidades de integração

Com uma flexibilidade maior dada aos fabricantes para criarem seus próprios aplicativos, também pode ser desenvolvida novas formas de adicionar hotspots à rede sem depender do acesso via Bluetooth, o que também vai ser útil do ponto de vista operacional e de manutenção, ainda mais nessa migração para Light Hotspots.

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress