É meus amigos, não tá fácil pra ninguém…Crise hídrica, guerra comercial, estoque de produtos, erros de cálculo e COVID-19. Se você achou que tudo voltaria ao normal rápido, então já vai acalmando a ansiedade.
Vamos lá, vejo muitos questionamentos sobre os atrasos e algumas vezes muita desinformação sobre os prazos de entrega de Hostspots Helium e suas causas.
“Por quê tudo isso vem ocorrendo ? Cadê aquele meu hotspot a pronta-entrega? Sério que vou ter que esperar 20 semanas ?”

Senta aqui, vamos conversar…
Desde que a Covid-19 começou a afetar as pessoas e por consequência as empresas, várias indústrias sofreram com a parada na cadeia produtiva afetando a OFERTA de produtos e matéria-prima. Pra contribuir, muitas pessoas que ficaram em casa começaram a comprar mais produtos online, aumentando a DEMANDA por esses produtos.
Matéria: Pandemia impulsiona aumento de compras online no país (Fonte: Olhar Digital)

Relatório: “Estimativas do E-commerce Global 2019 e Avaliação Preliminar do Impacto COVID-19 no Varejo online”
Um ponto importante é que dentre os vários produtos que tiveram aumento de demanda, parte deles foram os produtos eletrônicos. Muitas pessoas viram necessidade em melhorar suas condições de trabalho no Home-Office e investiram em equipamentos. Se você acompanha um pouco de jornal, também já deve ter ouvido falar que as empresas automobilísticas estão com problemas para produzir devido a falta de chips para os carros novos. Essa é apenas uma das várias indústrias afetadas.
CRISE DOS SEMICONDUTORES
O principal problema está relacionado à escassez de semicondutores, que são materiais fundamentais para a produção de chips para as mais diversas aplicações, sejam elas o chip do celular ou computador que você está usando para ler esse artigo, ou mesmo os chips do seu carro, videogame e inclusive, o seu tão sonhado Hotspot Helium.
A falta desses componentes não se dá apenas pelo aumento da DEMANDA, mas também por alguns outros fatores, dentre eles:
- Guerra comercial EUA-China
- Acúmulo de estoques por empresas
- Concentração da produção em TAIWAN
- Condições climáticas
E você achando que a NEBRA tava te sacaneando sem motivo….

GUERRA COMERCIAL EUA-CHINA
Sim meus amigos ainda há uma disputa comercial acirrada entre EUA-China. A influência disso no mercado de semicondutores é maior do que aparenta.
Durante o governo Trump em 2020, os EUA diminuíram a venda de chips produzidos no país para alguns compradores chineses.
A consequência disso?
Várias empresas chinesas começaram a estocar chips para garantir sua própria produção por alguns meses.
Daí você começa a entender porque a Bobcat (Chinesa) é uma das maiores vendedoras de Hotspot Helium e continua a fazer pré-venda. Além de conseguir atender, dentro do possível, os prazos de entrega.
CONCENTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EM TAIWAN
Mas Elvis, o que Taiwan tem a ver com meu hotspot ?
Taiwan é um polo industrial da fabricação de semicondutores mundial.

Sim, quando soube disso pela primeira vez fiz essa cara.
O que isso significa é que se Taiwan está com problemas de produção, isso vai ter efeito em escala mundial.
Taiwan tem um papel interessante do ponto de vista político e econômico, mas caso você queira saber mais, deixo o link abaixo:
Matéria BBC: O impotante papel do ‘escudo de silício’ que protege Taiwan da China
Pra você ter ideia, o silício que é a matéria-prima para os chips semicondutores está presente desde aviões de combate, painéis solares, videogames, instrumentos médicos a nossos queridos hotspots.
Estima-se que os semicondutores são o quarto produto mais comercializado do mundo, ficando atrás apenas de:
- Automóveis
- Petróleo refinado
- Petróleo bruto
É, nosso Blog também é cultura…
Outros países como EUA, China e Japão tem indústrias fabricantes, mas há grande concentração em Taiwan. Para você ter uma ideia, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) fornece 25% dos chips do planeta.
Com a alta demanda por chips durante a pandemia eles não conseguiram suprir a necessidade, forçando a empresa a dar prioridade no curto prazo para seus maiores clientes, em sua maioria da América do Norte, por exemplo Apple, Qualcomm e Nvidia.
Boa parte da tecnologia dessa indústria está pulverizada em alguns países: EUA fazem o design, Taiwan faz a placa, a montagem e testes são feitos na China e Sudeste Asiático.
Como podemos ver isso resultou em um atraso na cadeia de suprimentos para vários setores que provavelmente só tende a diminuir no início de 2023. Afinal, o plano de aumentar a linha de produção de um microchip não é tão simples e rápido.
Até lá devemos sofrer com a escassez de componentes e o aumento de preços.
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
“Se algo pode dar errado, dará.”
Lei de Murphy
É meus amigos, como se não bastassem os problemas acima a lei de Murphy entrou em ação.
Esse ano ocorreram alguns probleminhas adicionais, por exemplo:
- interrompimento da produção no Japão devido a um incêndio em uma fábrica;
- paralisação temporária nos EUA por conta do frio extremo;
- Taiwan ameaça reduzir a produção devido uma forte seca que atinge o país.

QUANDO COMEÇAM AS NOTÍCIAS BOAS ?
Em julho houve um comunicado da TSMC informando que deveria retomar a produção ainda este trimestre.

Foi informado que vai priorizar as encomendas feitas pela Apple e pelas montadoras de carros inteligentes, ampliando em 60% o volume de fabricação para esse setor.
Ainda há a perspectiva de abertura de fábrica no Japão e EUA com investimento de 12 bilhões de dólares. Tudo isso devido a perspectiva de crescimento de 21% da indústria global de semicondutores.
Mas vamos falar a verdade, acho que eles devem ter ficado com dó de todos que pediram seus Helium Hotspots e estão ansiosos para instalar =D
HELIUM HOSTPOTS
Como podemos perceber, ainda tem muito chão pela frente até tudo isso se normalizar.
Quando se trata de Helium hotspots, o que podemos fazer é analisar bem qual melhor fornecedor para as nossas necessidades e entender que há um risco de prazos não serem cumpridos, o que pode acarretar em um custo de oportunidade para alguns.
Como sou alguém adepto do mercado de criptos e de tecnologia, além de ser entusiasta da rede Helium, vejo como uma oportunidade de qualquer forma.
Oportunidade de acreditar quando muitos não acreditam e quem sabe colher bons frutos no futuro. Mas isso só o tempo dirá.
Se você está na expectativa de obter seu hotspot, fique tranquilo, a cada dia que passa mais fornecedores vão aparecendo e em breve devemos ter novidades positivas para o mercado brasileiro.
Se gostou do conteúdo, compartilhe, comente, dê um like e nos siga nas redes sociais.
Isso é importante para que eu possa contribuir com mais conteúdos como esse pra toda a comunidade.

Espero que tenha gostado!
Nos vemos por aí! =)
Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:
Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online: