atraso na entrega do helium hotspot

Atrasos na entrega do meu Helium Hotspot, o jeito é esperar?

É meus amigos, não tá fácil pra ninguém…Crise hídrica, guerra comercial, estoque de produtos, erros de cálculo e COVID-19. Se você achou que tudo voltaria ao normal rápido, então já vai acalmando a ansiedade.

Vamos lá, vejo muitos questionamentos sobre os atrasos e algumas vezes muita desinformação sobre os prazos de entrega de Hostspots Helium e suas causas.

“Por quê tudo isso vem ocorrendo ? Cadê aquele meu hotspot a pronta-entrega? Sério que vou ter que esperar 20 semanas ?”

tristeza demais meme

Senta aqui, vamos conversar…

Desde que a Covid-19 começou a afetar as pessoas e por consequência as empresas, várias indústrias sofreram com a parada na cadeia produtiva afetando a OFERTA de produtos e matéria-prima. Pra contribuir, muitas pessoas que ficaram em casa começaram a comprar mais produtos online, aumentando a DEMANDA por esses produtos.

Matéria: Pandemia impulsiona aumento de compras online no país (Fonte: Olhar Digital)

vendas online a nível global
Fonte: Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Relatório: “Estimativas do E-commerce Global 2019 e Avaliação Preliminar do Impacto COVID-19 no Varejo online”

Um ponto importante é que dentre os vários produtos que tiveram aumento de demanda, parte deles foram os produtos eletrônicos. Muitas pessoas viram necessidade em melhorar suas condições de trabalho no Home-Office e investiram em equipamentos. Se você acompanha um pouco de jornal, também já deve ter ouvido falar que as empresas automobilísticas estão com problemas para produzir devido a falta de chips para os carros novos. Essa é apenas uma das várias indústrias afetadas.

CRISE DOS SEMICONDUTORES

O principal problema está relacionado à escassez de semicondutores, que são materiais fundamentais para a produção de chips para as mais diversas aplicações, sejam elas o chip do celular ou computador que você está usando para ler esse artigo, ou mesmo os chips do seu carro, videogame e inclusive, o seu tão sonhado Hotspot Helium.

A falta desses componentes não se dá apenas pelo aumento da DEMANDA, mas também por alguns outros fatores, dentre eles:

  • Guerra comercial EUA-China
  • Acúmulo de estoques por empresas
  • Concentração da produção em TAIWAN
  • Condições climáticas

E você achando que a NEBRA tava te sacaneando sem motivo….

sabia não

GUERRA COMERCIAL EUA-CHINA

Sim meus amigos ainda há uma disputa comercial acirrada entre EUA-China. A influência disso no mercado de semicondutores é maior do que aparenta.

Durante o governo Trump em 2020, os EUA diminuíram a venda de chips produzidos no país para alguns compradores chineses.

A consequência disso?

Várias empresas chinesas começaram a estocar chips para garantir sua própria produção por alguns meses.

Daí você começa a entender porque a Bobcat (Chinesa) é uma das maiores vendedoras de Hotspot Helium e continua a fazer pré-venda. Além de conseguir atender, dentro do possível, os prazos de entrega.

CONCENTRAÇÃO DA PRODUÇÃO EM TAIWAN

Mas Elvis, o que Taiwan tem a ver com meu hotspot ?

Taiwan é um polo industrial da fabricação de semicondutores mundial.

eita

Sim, quando soube disso pela primeira vez fiz essa cara.

O que isso significa é que se Taiwan está com problemas de produção, isso vai ter efeito em escala mundial.

Taiwan tem um papel interessante do ponto de vista político e econômico, mas caso você queira saber mais, deixo o link abaixo:

Matéria BBC: O impotante papel do ‘escudo de silício’ que protege Taiwan da China

Pra você ter ideia, o silício que é a matéria-prima para os chips semicondutores está presente desde aviões de combate, painéis solares, videogames, instrumentos médicos a nossos queridos hotspots.

Estima-se que os semicondutores são o quarto produto mais comercializado do mundo, ficando atrás apenas de:

  1. Automóveis
  2. Petróleo refinado
  3. Petróleo bruto

É, nosso Blog também é cultura…

Outros países como EUA, China e Japão tem indústrias fabricantes, mas há grande concentração em Taiwan. Para você ter uma ideia, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC) fornece 25% dos chips do planeta.

Com a alta demanda por chips durante a pandemia eles não conseguiram suprir a necessidade, forçando a empresa a dar prioridade no curto prazo para seus maiores clientes, em sua maioria da América do Norte, por exemplo Apple, Qualcomm e Nvidia.

Boa parte da tecnologia dessa indústria está pulverizada em alguns países: EUA fazem o design, Taiwan faz a placa, a montagem e testes são feitos na China e Sudeste Asiático.

Como podemos ver isso resultou em um atraso na cadeia de suprimentos para vários setores que provavelmente só tende a diminuir no início de 2023. Afinal, o plano de aumentar a linha de produção de um microchip não é tão simples e rápido.

Até lá devemos sofrer com a escassez de componentes e o aumento de preços.

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

“Se algo pode dar errado, dará.”

Lei de Murphy

É meus amigos, como se não bastassem os problemas acima a lei de Murphy entrou em ação.

Esse ano ocorreram alguns probleminhas adicionais, por exemplo:

  • interrompimento da produção no Japão devido a um incêndio em uma fábrica;
  • paralisação temporária nos EUA por conta do frio extremo;
  • Taiwan ameaça reduzir a produção devido uma forte seca que atinge o país.
sos terra

QUANDO COMEÇAM AS NOTÍCIAS BOAS ?

Em julho houve um comunicado da TSMC informando que deveria retomar a produção ainda este trimestre.

ufa até que enfim

Foi informado que vai priorizar as encomendas feitas pela Apple e pelas montadoras de carros inteligentes, ampliando em 60% o volume de fabricação para esse setor.

Ainda há a perspectiva de abertura de fábrica no Japão e EUA com investimento de 12 bilhões de dólares. Tudo isso devido a perspectiva de crescimento de 21% da indústria global de semicondutores.

Mas vamos falar a verdade, acho que eles devem ter ficado com dó de todos que pediram seus Helium Hotspots e estão ansiosos para instalar =D

HELIUM HOSTPOTS

Como podemos perceber, ainda tem muito chão pela frente até tudo isso se normalizar.

Quando se trata de Helium hotspots, o que podemos fazer é analisar bem qual melhor fornecedor para as nossas necessidades e entender que há um risco de prazos não serem cumpridos, o que pode acarretar em um custo de oportunidade para alguns.

Como sou alguém adepto do mercado de criptos e de tecnologia, além de ser entusiasta da rede Helium, vejo como uma oportunidade de qualquer forma.

Oportunidade de acreditar quando muitos não acreditam e quem sabe colher bons frutos no futuro. Mas isso só o tempo dirá.

Se você está na expectativa de obter seu hotspot, fique tranquilo, a cada dia que passa mais fornecedores vão aparecendo e em breve devemos ter novidades positivas para o mercado brasileiro.

Se gostou do conteúdo, compartilhe, comente, dê um like e nos siga nas redes sociais.

Isso é importante para que eu possa contribuir com mais conteúdos como esse pra toda a comunidade.

gostei-disso

Espero que tenha gostado!

Nos vemos por aí! =)

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress