Como instalar meu Helium Hotspot

Como instalar meu Helium Hotspot?

Pode ser simples e com pouco retorno ou seguindo alguns passos e aumentando os seus rendimentos.

Inicialmente vamos tratar nesse post dos conceitos teóricos que são base por trás do bom desempenho de um hotspot.

E sendo direto ao ponto, são eles:

  • Localização
  • Obstruções físicas (Prédios, montanhas, árvores, etc)
  • Nº de hotspots na sua região
  • Antena
  • Perdas nos cabos e conectores

Nossa, sério que tenho que considerar tudo isso?

Se você quiser maximizar o resultado da sua mineração, SIM!

Mecanismos de recompensa

O que você tem que entender é que as recompensas geradas em HNT são frutos da:

  1. Prova de Cobertura
  2. Transferência de Dados
  3. Grupos de Consenso

Ihhhh….agora complicou

Calma…de forma simplificada:

  • Prova de cobertura: significa que cada hotspot vai realizar testes de validação da cobertura gerada por outros conectados à rede. Ou seja, é como se alguém estivesse verificando constantemente se o seu “roteador” está conectado e funcionando devidamente. Como a rede está na sua fase inicial de expansão, as maiores remunerações em HNT tendem a vir daqui.
  • Transferência de dados: quando você tiver dispositivos de IoT utilizando sua rede, receberá HNT pelo uso do seu hotspot para transmissão dos dados desses dispositivos, como um pedágio. No momento, os ganhos por transferência ainda são ínfimos, já que a rede ainda está no início. Porém, no futuro, essa será a forma que mais irá remunerar os donos de hotspots. Contribuindo para que eles mantenham seus hotspots funcionando.
  • Grupos de Consenso: de maneira beemmmm resumida, posso dizer que de tempos em tempos são escolhidos aleatoriamente 16 hotspots de toda a rede (falando globalmente) para “validar” as provas de cobertura e transferência de dados. Essa forma de recompensa atualmente gera ótimos resultados para o hotspot que participa do grupo, pois 6% de todo o HNT minerado é destinado para esse grupo de consenso. Em um futuro breve isso deixará de existir, sendo substituído por uma nova categoria chamada de “Validadores”, mas é assunto pra outro artigo.

O que você deve ter percebido é que a recompensa se baseia em FORNECER COBERTURA de QUALIDADE para a rede Helium. Lembre-se que a finalidade da rede é seu uso por dispositivos de IoT.

A mineração é apenas a forma de financiar o crescimento da rede de forma descentralizada.

Portanto, como estou falando de um sistema que funciona por Rádiofrequência (RF), a cobertura de qualidade significa:

um sinal sendo enviado e recebido com a menor interferência possível.

Voltando aos tópicos que listei no início…

Localização

Aqui o fundamental é o relevo da região onde será colocado. Afinal, reflita um pouco sobre os locais onde as antenas de telefonia (Vivo, Claro, TIM, etc) são instaladas…

batman refletindo

Provavelmente você deve ter visto antenas desse tipo no topo de prédios ou em regiões mais elevadas da sua cidade…

antena externa em prédios

O motivo é simples, tentar aumentar a cobertura do sinal o máximo possível. Pois quanto menos obstáculos entre a antena transmissora e o receptor, melhor será a transmissão.

Então, o fato é que a melhor forma de você aumentar seu desempenho de mineração é usando uma antena externa na maior altitute possível. Dessa forma, o sinal não sofrerá perdas iniciais com as paredes da sua residência e portanto tende a ir mais longe.

Entendo que quando se trata de localização, não dá simplesmente para eu mudar de endereço apenas pra melhorar a mineração.

Algumas pessoas estarão situadas em regiões com alta densidade de prédios nos arredores e mesmo com a instalação da antena externa podem sofrer com outros fatores, dito isso vamos para o próximo tópico…

Obstruções físicas (prédios, montanhas, árvores, etc)

Quando se trata de transmissão, tem um termo que os engenheiros de telecom e técnicos utilizam que se chama linha de visada, é uma linha imaginária entre o transmissor e o receptor do sinal.

O caso ideal seria não termos nenhum obstáculo entre nossa antena e os demais hotspots da nossa região, ou seja, uma linha de visada sem obstáculos. Porém o mundo real não é tão simples assim…

Na maioria das vezes você terá prédios, montanhas, árvores, etc. Diversos obstáculos que vão interferir no sinal da sua antena. E nesse caso, não tem muito o que fazer não é mesmo.

Mas uma forma de ter uma ideia melhor de até onde o seu sinal de RF pode chegar é utilizando um simulador de RF. Existem algumas ferramentas disponíveis, inclusive já direcionadas para a rede Helium.

Vou deixar algumas opções pra vocês escollherem, mas a maioria é um serviço pago, portanto vejam a melhor opção que se adeque ao seu caso.

Hotspot RF: https://hotspotrf.com/

Hotspot RF mapa 1
Hotspot RF mapa 2

Helium Visium: https://app.helium.vision/

Helium Vision

Cloud RF: https://cloudrf.com/

Cloud RF mapa 1
Cloud RF 2

Pretendo fazer um vídeo tutorial utilizando essas ferramentas, mas pra isso gostaria de saber do seu interesse. Só curtir ou comentar o post que coloco no canal do Youtube em breve.

Um detalhe importante é que esses simuladores consideram apenas as obstruções baseadas na topografia da região, então não costumam levar em conta obstruções como prédios e árvores.

Lembre-se também que trata-se de uma simulação baseada em modelos matemáticos. Dá uma boa ideia inicial para seu planejamento de instalação, mas tenha cuidado, nada melhor do que a pesquisa de campo no local da instalação e validar com os dados reais 😉

Nº de hotspots na sua região

Como vou fazer prova de cobertura se não tem nenhum hotspot na minha área ?

e agora patrick chorando

É meu amigo(a), fica um pouco mais difícil quando você é o único hotspot na região…Maaasss…

Nem tudo é só tristeza!

Vou te contar uma história, até Maio de 2021 havia apenas 1 hotspot ativo em Brasília – DF, chamado Prehistoric Vynil Koala.

Foi o pioneiro no Brasil, com início de atividade em 15 de Dezembro de 2019.

Era praticamente isolado na América do Sul, com apenas alguns companheiros na Argentina e Colômbia, conforme você pode ver no print que tirei no dia 28/04/2021.

único hotspot do Brasil em 2019

Mesmo sendo o primeiro dos Moicanos, ele minerou até a presente data 2148 HNTs.

O equivalente a R$ 142.412,40 na cotação atual (1 HNT = 13 USD e 1 USD = 5,1 BRL).

Ele não está mais no Brasil, mas o que importa é que mesmo você estando isolado no momento, há potencial de ganhos até outros hotspots aparecerem na sua região. Ou até você comprar seu segundo, terceiro…

Quanto mais aparelhos próximos de você, mais provas de cobertura você fará e receberá mais HNT.

Porém, cuidado com o quão próximo eles estão!

o que britney

O ideal é que cada hotspot esteja a pelo menos 300m um do outro, dessa forma há uma garantia de que a cobertura seja de qualidade. Então, essa foi uma regra determinada pela Helium para que os usuários buscassem implantar cobertura em várias regiões, não se limitando apenas à mineração com hotspots centralizados em apenas um local.

Quando mais aparelhos em uma determinada região a escala de recompensa tende a diminuir, não significa que você não irá receber HNTs, mas o foco é espalhar hotspots para garantia de cobertura ampla.

Portanto, atente-se à regra dos 300m e busque colocar seu aparelho, se possível, próximo do máximo de outros hotspots para garantir o maior número de provas de cobertura.

Antena

Se você percebeu, a antena é o 4º item da lista e isso tem um motivo…

A maioria das pessoas acha que somente colocando uma antena externa, vai arrebentar de ganhar HNT.

Mas o fato é que a antena é apenas um item que importa bem menos do que o local em que você coloca seu hotspot…Desculpe te frustrar…

homer frustrado

Quando se trata de antenas, os engenheiros de Telecom vão se empolgar falando sobre: abertura, diretividade, casamento de impedância, polarização, perfil, ganho…etc

engenharia

Mas como meu intuito é simplificar o máximo possível nesse post, vamos ao que interessa…

“O aumento aparente de sinal de RF não significa amplificação, mas sim redistribuição”

como assim

Ok, vou explicar melhor…

Usando algo mais didático, pense em uma lanterna…

lanterna

Como podemos ver na imagem, a luz da lanterna é emitida em uma determinada direção e com determinado ângulo.

Agora comparemos com um laser:

laser

Como podemos observar, o laser emite a luz em um ângulo bem mais estreito do que a lanterna e em uma direção bem específica.

E o que isso tem a ver com antenas?

Muita coisa…

As antenas fazem o mesmo a depender do que chamamos de GANHO.

funcionamento das anternas de acordo com potência dbi

Quando utilizamos uma antena de alto ganho, significa que ela atua como o laser, focando seu sinal para uma determinada direção.

Já antenas de baixo ganho, tendem a emitir o sinal em várias direções, sem priorizar uma específica.

funcionamento de antenas de baixo ganho

Mas aí ficou fácil, é só comprar uma antena de alto ganho que eu consigo alcançar distâncias maiores e faço várias provas de cobertura para ganhar mais HNT

Hmmm, senta aqui…vamos conversar…

Faz sentido a ideia acima, mas por isso há necessidade de levar a sua localização/relevo em consideração.

Afinal, uma antena de alto ganho pode não ser interessante se você está situado no topo de um morro, com vários hotspots logo abaixo.

funcionamento de antenas em terrenos montanhosos

Portanto, quando se trata de antenas, primeiro verifique os tópicos anteriores para só depois escolher a mais adequada para o seu caso.

Pensando em uma situação padrão, uma antena de ganho médio (~5dBi) instalada o mais alto possível do lado de fora da sua residência já seria o suficiente para fornecer uma boa cobertura e melhorar o desempenho de mineração.

Já vi caso de hotspot que conseguiu realizar prova de cobertura à distância de 196km! Mas foi com planejamento e antena específica para a situação.

Portanto, o importante aqui é saber que existem situações padrão que necessitam apenas de uma antena de baixo ganho, mas que também há oportunidades de otimizar sua instalação o máximo possível para garantir o máximo de performance do seu minerador.

Perdas nos cabos e conectores

É, ninguém disse que ia ser fácil…

Mas fique tranquilo, estamos chegando no final do artigo.

Quando se trata de cabos para nosso uso específico, existem diversas opções, mas o que você deve se preocupar mesmo é usar o MENOR COMPRIMENTO possível de cabo e MENOR QUANTIDADE possível de conectores entre seu minerador Helium e sua antena.

Dessa forma, você vai reduzir ao máximo as perdas que chamamos de atenuação da potência de transmissão. Para facilitar sua vida, vou deixar aqui embaixo o link de uma calculadora de atenuação do site da Datalink.

Calculadora de perdas nos cabos: Calculadora de Atenuação

macaco calculando na calculadora

Com a calculadora você pode ter uma ideia da perda de potência em dB e da eficiência % do cabo em função:

  • da frequência (915Mhz no caso do Brasil)
  • do comprimento, e
  • do modelo do cabo.

Então quanto mais próximo de 100% de eficiência, menos perdas o cabo o cabo terá. É dessa forma que você pode se basear.

Não tem jeito, vão existir perdas mesmo que mínimas, então o importante é reduzí-las sempre que possível. Um cabo com boa qualidade e que está sendo bastante utilizado para esse fim é o modelo LMR 400 da Times Microwave.

LMR 400 da Times Microwave

Enfim, se você chegou até aqui é porque realmente está interessado, assim como eu, nas oportunidades que a rede Helium está proporcionando.

Esse foi um post extenso, mas tentei explicar da maneira mais simples e sem perder a qualidade, para que você possa estar preparado para quando estiver com seu minerador de Helium em mãos.

Se gostou do conteúdo, compartilhe, comente, dê um like e nos siga nas redes sociais.

Isso é importante para que eu possa contribuir com mais conteúdos como esse pra toda a comunidade.

gostei disso

Espero que tenha gostado!

Nos vemos por aí! =)

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress