É o fim da helium e do hnt ?

Nada como noticiar o fim de um projeto cripto pela 100ª vez. Mas dessa vez até que a Forbes trouxe bons argumentos…

Recentemente a Forbes publicou um artigo de autoria de Sarah Emerson, David Jeans e Phoebe Liu sobre a rede Helium, sob o título:

“Queridinha das criptos, a Helium, prometeu uma ‘rede do povo’. Em vez disso, seus executivos ficaram ricos.”

O artigo na íntegra você pode ler aqui:

Após leitura do artigo, acho interessante a discussão de alguns pontos levantados e farei minhas considerações, como sempre.

Primeiramente, é desagradável pensar que a própria equipe de fundadores acabe desovando seus tokens no mercado contribuindo para uma queda brusca da cotação do HNT.

Infelizmente essa não é uma prática que ocorre apenas no mercado cripto como pode ficar subentendido na matéria. De fato, pela falta de regulamentação do mercado de criptomoedas, práticas de “Rug Pull” são mais frequentes.

  • Rug Pull: ato de “inflar” o preço de alguma criptomoeda e em seguida vendê-la em altos volumes gerando uma queda expressiva da cotação. Podem ser planejados previamente por fundadores mal intencionados.

Casos de rug pulls e golpes com criptos são comuns, inclusive em outros artigos já citei que a maioria das criptos existentes são projetos sem valor e muitos se enquadram em golpes.

Leia: Fim do HNT? Preço em queda!

No mercado de bolsa de valores vemos movimentos parecidos, onde insiders inflam cotações ou fazem Pum and Dump e se aproveitam dos desavisados, mesmo sendo mercados regulados.

Se você já abriu a tela de um broker antes já deve ter visto situações parecidas como essa mesmo no intraday e sendo realizado muitas vezes por grandes bancos ou outras instituições financeiras.

O fato é que em ambos os casos, nós usuários/pequenos investidores não vamos ficar felizes com tal situação.

No caso da Helium não é diferente.

Em contrapartida, um ponto interessante é…

Se fosse você o desenvolvedor de um projeto como a Helium, que no começo investiu seu próprio dinheiro para start do projeto enquanto muitos o desacreditvam e somente após 5 anos finalmente consegue achar um modelo de negócio escalável. Sendo o detentor de boa parte dos tokens, você não venderia?

Creio que muitos realizariam seu lucro na primeira boa oportunidade que surgisse.

Então nesse ponto vejo que há uma discussão sobre ser certo ou errado, mas que tende a olhar para ação do outro e não pensar no que você ficaria tentado a fazer.

Isso traz uma questão interessante que é, como evitar esse tipo de situação?

Acredito que um dos pontos não muito “legais” da rede Helium é ter o % de HNT destinado aos fundadores e investidores tão elevado.

Isso abre caminho para situações como essa em que VCs podem objetivar um Exit após grande valorização do token caso seu investimento tenha sido efetuado via compra do cripto-token ou mesmo queira realizar lucro. Então pensando como um VC interessado em exit após multiplicar seu investimento em algumas vezes, faz sentido aproveitar-se desses movimentos.

Porém e no caso de empresas de Telecom como a T-Mobile?

Qual seria o interesse de uma empresa desse porte em ver seu parceiro sofrendo quedas relevantes na cotação?

No meu ver, nenhum.

Logo, vejo que se de fato os fundadores e investidores se aproveitaram dos movimentos de valorização para vender seus tokens no mercado, contribuindo para a queda acentuada. Temos algo que poderia ser esperado, bem como early adopters que fizeram o mesmo.

Agora passada a tempestade, cabe vermos se a governança descentralizada traz algo relevante para evitar situações parecidas no futuro.

Sobre o projeto continuar sendo importante e relevante, SIM acredito nisso.

No mundo dos negócios estamos sujeitos a ver situações parecidas, mas no fim temos que separar o que é bom do que é ruim.

Se uma situação desconfortável como essa ocorreu para a rede Lorawan, creio que a maioria dos futuros usuários e investidores em Helium ficarão espertos antes de qualquer movimento ou investimento. Isso faz um filtro e traz a mesa novamente a discussão clássica: usabilidade.

Quando cito usabilidade estou falando de demanda…

O projeto continua interessante, mas ainda tem muita coisa para ser ajustada.

O uso da rede Lorawan tende a ter menor apelo de demanda inicialmente do que o 5G, o que pode trazer um foco maior da Nova Labs nessa última.

Ao mesmo tempo aquela pergunta “Consigo usar internet com um hotspot Helium” vai tendo uma resposta mais fácil e direta.

O que continua sendo relevante é que o modelo de negócio da Helium se mostrou bem sucedido e obviamente onde há um mercado lucrativo, existirão concorrentes…

Creio que a corrida será pela consolidação de modelos de negócio, enquanto a comunidade vai regulando os bons dos mals agentes e principalmenteo o que vai dizer se qualquer empresa continuará nesse mercado é o valor que ela entrega para seu cliente, ou seja, qual problema resolve.

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress