fim do HNT com queda acentuada

Fim do HNT? Preço em queda!

Nem só de tendência de alta vive um ativo ou mercado, mas e agora? É o momento do salve-se quem puder?

fim do HNT com queda acentuada

Nada como um título polêmico para dar aquela audiência rs

Mas após uma semana bem difícil para o preço do HNT, ficam sempre aquelas dúvidas:

Será que o projeto está naufragando?

Hora de desistir do meu hotspot?

Hora de vender todos os meus HNTs em carteira?

e agora?

É meus amigos, passar pelos momentos de alta da cotação é uma maravilha, agora enfrentar os dias vermelhos não é nada fácil.

E como sigo a máxima de que o mercado é movido por “ganância e medo”, sempre vamos ficar com um pouco de medo em situações como essa.

Nesse artigo vou buscar te ajudar sobre como você mesmo pode fazer uma análise para tomar suas decisões sobre o projeto, alguns indícios de como ver se é o projeto em si ou se é o mercado de cripto que está sofrendo.

MERCADO DE CRIPTO

No mercado de criptomoedas, um fato é que existem milhares de criptos sendo criadas todos os dias. A grande maioria delas é uma PORCARIA!!!

um monte de coisa inuteil

Quando se trata de projetos de criptos, qualquer pessoa tem a capacidade de criar sua própria moeda e lançar no mercado. Isso não significa que ela vai ter uma boa aceitação pela comunidade ou que sua cripto resolva algum problema inovador, ou mesmo tenha fundamentos relevantes.

A análise do que é ou não um bom projeto não é tão simples. E em alguns casos, mesmo que a cripto não tenha fundamentos que sejam inovadores, ela pode acabar vendo sua cotação crescer e algumas pessoas podem sim enriquecer com o alto nível de valorização da moeda.

Alguns bons exemplos disso são o Dogecoin e a Shiba Inu. Porém isso é apenas um tiro de sorte e especulação se formos olhar para a quantidade de novas criptos que surgem todos os dias.

Do meu ponto de vista, são moedas que não trazem nenhum diferencial em relação à outras já existentes no mercado cripto. Porém, ter uma comunidade forte e engajada em promovê-la, influenciadores dedicados ao marketing e investidores aplicando pesado, acabam por gerar um “efeito manada” que auxilia na valorização da cotação. Porém, na minha visão, o que vai influenciar na sua permanência como cripto boa para se ter em carteira pro longo prazo é o fundamento da sua criação, qual o problema o projeto está resolvendo, o quanto seus desenvolvedores estão engajados e são transparentes, o quanto investidores grandes (fundos de investimentos, bancos, institucionais, etc) estão investindo nela e o quanto a comunidade está aderindo ao projeto.

Se for pra resumir em tópicos:

  • Qual problema resolve? Tem relevância?
  • Desenvolvedores são transparentes?
  • Há investidores profissionais aplicando $$ ?
  • A comunidade está aderindo ao projeto?

Não dei nome para esse método “mágico” de análise, inclusive, se você acha que existe um método milagroso que vai te ensinar a acertar a “SUPER CRIPTO PARA FICAR MILIONÁRIO APLICANDO R$ 5000” vai com calma amigo(a)…

O que há é uma forma de você filtrar algumas PORCARIAS do que são bons PROJETOS EM POTENCIAL. E é claro que quanto ANTES você entra no projeto, maior pode ser o RETORNO POTENCIAL,mas também maior será o RISCO!!!

Enfim, falo por experiência, não existe fórmula mágica. Mas quanto mais você estudar e se dedicar a entender mais do universo cripto, melhor será seu filtro para ELIMINAR investimentos em porcarias…

Mas caso você deseje alocar capital em projetos novos de moedas recém lançadas buscando altos retornos. Tente, ao menos, fazer isso com um % baixo do seu capital. Seja cauteloso, o mercado de cripto oferece ótimas oportunidades que no meu ver nenhum outro mercado oferece atualmente, mas pra isso o seu objetivo deve ser de LONGO PRAZO.

Após dar essas dicas sobre análise de criptos, voltemos a falar do HNT e da Helium…

QUEDAS RECENTES

Como vocês devem ter observado, o HNT sofreu fortes quedas nas últimas semanas, mas o que mudou?

Será que o projeto está enfraquecendo? Será que a Helium vai acabar?

será?

Se olharmos de um panorama mais macro, vamos notar que o mercado de criptos em geral caiu bastante nas últimas semanas.

últimas semanas do mercado de cripto

Percebemos que a Capitalização do Mercado de cripto atingiu topo no início de novembro de 2021 e desde então vem caindo.

Os motivos podem ser vários, mas como saber se a cotação do HNT (Helium) está sofrendo com as quedas do mercado em geral ou é o projeto que está declinando?

Uma forma simples:

Olhe a capitalização de mercado da cripto que você está analisando!

Isso significa que você vai fazer uma ANÁLISE RELATIVA, ou seja, está comparando a valorização/desvalorização da cripto com a valorização/desvalorização do mercado.

Então isso acaba sendo expresso, de certa forma, através da capitalização de mercado da cripto, que é nada mais nada menos que o valor total dela para o mercado.

Através do site Coinmarketcap você consegue ver o ranking das criptos por ordem de capitalização de mercado. Ou seja, o primeiro colocado é o Bitcoin (BTC) porque é a cripto com maior valor de mercado dentre todas as demais.

ranking de criptomoedas por valor de mercado

Conforme você vai descendo a lista vai vendo as demais moedas existentes.

O HNT (Helium) está, no momento, na posição número 46 dentre todas.

posição do helium no ranking de criptomoedas de acordo com o valor de cada uma

Se você simplesmente observar ao longo do tempo se essa posição se altera muito em relação às demais moedas, já traz uma boa ideia se o projeto está subindo ou descendo no ranking de criptos.

Isso pode significar que há um maior interesse do mercado pela moeda, gerando maior volume de compras ou vendas. E considerando que toda e qualquer notícia relacionada ao projeto irá ser refletido no preço/cotação, veremos a moeda subir ou descer no ranking.

Quando comecei a estudar sobre o projeto Helium, o HNT ficava próximo da posição 92 no primeiro trimestre de 2021. Hoje vemos que ela subiu +40 posições no ranking em cerca de 1 ano.

posição do helium no último trimestre de 2021

O gráfico acima traz um comparativo entre o HNT e o BTC em termos de crescimento %. A data de início, para efeito de comparação, é a data da primeira cotação do HNT no TradingView.

Podemos observar que o HNT no período sofreu forte valorização, mesmo tendo recentemente maior volatilidade em comparação ao BTC.

ESCALA DE TEMPO

gráfico diário da cotação de HNT

Na imagem acima você pode observar um gráfico de candle DIÁRIO da cotação do HNT.

Vemos que o preço subia, lateralizava, subia e em meados de novembro de 2021 atingiu suas máximas. Coincidindo com a mesma época em que o mercado de criptos atingia máximas em capitalização, como vimos anteriormente.

Observe que eu deixo como indicadores o volume financeiro (barras logo abaixo do gráfico principal) com uma média de 20 períodos. Nessas barras de volume podemos notar um grande aumento em novembro/21.

Agora vamos fazer o mesmo exercício, mas substituindo o gráfico diário por um semanal…

gráfico semanal da cotação de HNT

No gráfico semanal é possível observar que os volumes financeiros de compra em sua maioria são maiores que os volumes de venda. Tendemos a ter correções de preço com volumes de venda dentro da média de 20 períodos e posteriormente volumes compradores significativos e acima da média.

Quando se trata de gráfico, é possível que olhemos sempre para o que queremos acreditar em uma análise. O que gera viés e que pode ser perigoso.

Mas quando comparamos o que vemos no gráfico de períodos maiores, como o semanal/mensal com as informações relacionadas a um detereminado projeto, teremos condições de somar o fundamento com o preço e ver se está coerente, ou distorcido do que seria o preço “justo”. Sim, falar de preço justo ainda é algo muito subjetivo, mas quem disse que o mercado financeiro é uma ciência exata?

parece estranho

Por mais estranho que possa parecer para alguns, o mercado não é exato e sofre movimentos muitas vezes baseados no comportamento humano e sua psicologia.

Leia: Rápido e Devagar (Daniel Kahneman)

Na minha análise, os movimentos recentes de queda do HNT são movimentos que estão relacionados à queda também recente do mercado de cripto em geral. Traçar pontos no gráfico para possíveis suportes ou resistências pode servir para descobrir pontos interessantes para novas compras com desconto e realizações parciais . Mas nada além disso.

Vejo que a rede vem passando por desenvolvimento contínuo e com participação ativa da comunidade. Seja em relação a evitar problemas de usuários tentando burlar o modo de gerar recompensas (gaming) como novas propostas de melhoria. Ao mesmo tempo em que novas empresas parceiras se interessam na fabricação de hotspots ou contribuindo para o desenvolvimento da rede.

Então se for pra resumir aqui o que eu comentei nesse aritgo, temos:

1) Capitalização de Mercado: As quedas recentes do HNT foram equivalentes às quedas do mercado de cripto em geral. Sua capitalização de mercado se manteve estável no período.

2) Fundamentos (Problema): o projeto continua sendo relevante e trazendo uma proposta de solução inovadora para o setor de IoT.

3) Fundamentos (Desenvolvedores): os desenvolvedores são transparentes sobre as alterações e desenvolvimentos da rede, inclusive abrindo votações para a comunidade participar em cada proposta de melhoria

4) Fundamentos (Investidores): existem diversos fundos de investimento renomados que investiram muito capital na empresa Helium e em seus projetos como o 5G

5) Fundamentos (Comunidade): A comunidade mostra que está interessada no crescimento da rede. Saímos de aproximadamente 20.000 aparelhos em jan/2021 para +500.000 em jan/2022. Somado à isso, diversas empresas e inclusive algumas cidades dos EUA estão implantando soluções/projetos com a rede Helium.

Tá aí…já que não tinha nome, vou trazer um pra esse método de análise:

Método Cripto 4Fs ( de 4 fundamentos)…vai que pega hahaha

Enfim, é importante saber o custo-benefício de investirr seu dinheiro em algum projeto, pois nada está livre de risco. Alguns tem mais outros menos, mas sempre há algum risco.

No caso do HNT, pra mim em particular, obter bons descontos de algo que creio estar subprecificado é uma maravilha. Afinal é no momento que a grande maioria está com medo que devemos ser racionais e pensar “fora da caixinha” para aproveitar as oportunidades.

Espero que tenham gostado desse artigo. Se gostou, curta, compartilhe e comente!

Vamos fazer a rede crescer ainda mais em 2022!!! =)

compartilhe

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Um comentário

  1. Mais um excelente artigo. Objetivo e simplificado. O nome “método Cripto 4fs” foi bem escolhido…rsrs. Parabéns pela análise racional do mercado cripto e, em especial, do projeto Helium, que na minha opinião trás um divisor de águas para nós usuário de serviços de internet. É promissor, a comunidade é receptiva e os investidores estão injetando alto para o crescimento global da proposta do projeto.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress