helium app

Helium App – Carteira, Suporte técnico, Monitoramento… All Inclusive

Se criar uma rede como a Helium já não é fácil, imagine criar o hardware e o aplicativo que todos vão usar…

Nesse artigo vou falar um pouco sobre o Aplicativo Helium Hotspot.

aplicativo helium hotspot

CARTEIRA DE HNT ou UTILITÁRIO ?

Na verdade os dois…

Sim, além de ser uma carteira de HNT (ou wallet para dar aquela gourmetizada rs) o aplicativo também é um utilitário usado para fazer as primeiras configurações do seu hotspot na rede Helium.

Por ter sido desenvolvido pela antiga Helium Inc (atual Nova Labs), startup fundadora da rede Helium o aplicativo precisava de funcionalidades que permitissem que o usuário e dono do hotspot pudesse fazer a configuração inicial do seu aparelho de maneira fácil e rápida, sem necessidade de um especialista. Só dessa forma seria possível criar uma rede altamente escalável. Foi com isso em mente que a equipe de desenvolvimento fez nascer essa ferramenta muito útil não só para a instalação inicial como para o monitoramento, envio/recebimento de HNT, dentre outras funções.

PRINCIPAIS FUNÇÕES

Além de ser uma carteira de HNT você tem acesso a diversas funcionalidades como:

  • Enviar e receber HNT
  • Monitorar ganhos de mineração
  • Atualizar informações da antena
  • Informar altura da sua instalação
  • Confirmar a localização do seu aparelho
  • Fazer emparelhamento via Bluetooth com o hotspot
  • Conectar seu hotspot à internet via WiFi
  • Visualizar status da sua conexão
  • Gerar relatório simples de diagnóstico do hotspot
  • Ver mapa dos hotspots próximos
  • Monitorar escala de transmissão
  • Monitorar se está Online ou Offline
  • Transferir titularidade de hotspot para outro usuário/carteira
  • Monitorar resultados de outros hotspots da região
  • Receber avisos da da Helium da Helium
  • Resetar senha de acesso
  • Rever as 12 palavras de segurança

Quando utilizamos o app nem paramos pra analisar a quantidade de funções disponíveis, mas listando todas você percebe o quanto ele é importante para a rede.

PRIMEIRO ACESSO

Para quem acessa pela primeira vez o app Helium Wallet essa é a cara inicial dele…

helium wallet primeiro acesso

Como você podem observar existem 2 opções:

1) “Create an Account” (Criar uma conta), ou

2) “Import Existing Account” (Importar uma conta existente)

O primeiro caso (criar uma conta) é para você que nunca criou uma conta nesse app ou pretende criar uma carteira totalmente nova.

helium wallet gerando 12 palavras

Nesse caso, você receberá aleatoriamente 12 palavras em uma ordem específica que você deve GUARDAR com muito cuidado e NÃO deve dar acesso a NINGUÉM a essas 12 palavras.

Então anote em uma folha, faça backup em algum lugar que você considera altamente seguro, pois pra quem já entende de criptomoedas sabe que são essas 12 palavras que lhe garantem a propriedade da carteira e dos HNTs que estão nela, são sua chave de segurança.

anote essas 12 palavras em uma folha de papel

Após criar as 12 palavras é importante que você tenha anotado a ordem delas, pois na sequência o app vai solicitar que você as confirme na ordem previamente estabelecida.

helium wallet pedindo para confirmar palavras

Qualquer pessoa que tenha acesso a essas 12 palavras conseguirá acessar sua carteira e tranferir seus HNTs pra onde quiser, roubá-los ou mesmo tranferir a propriedade do seu hotspot para outra carteira.

Portanto, tenha CUIDADO e as guarde em segurança!

Dito isso, vamos seguir…

Mesmo que você NÃO tenha ainda seu hotspot Helium você pode fazer download do aplicativo e utilizá-lo como uma carteira de HNT normalmente. Efetuar transferência de HNT para ela ou dela para outro endereço de carteira que aceite HNT.

É uma ótima opção para quem já quer ir se familiarizando com o aplicativo.

TELAS ÚTEIS

A tela abaixo aparece quando você cria sua carteira e vai inserir um hotpot na rede pela primeira vez. Então é aqui que começa a primeira configuração, mas é bem simples.

meus hotspots

A próxima tela mostra a lista de hotspots disponíveis por marca do fabricante. eu considero bem útil para você que quer saber quais fabricantes são oficiais e estão habilitados pela Helium antes mesmo de realizar a compra do seu hotspot. Considero ser o local com a lista mais atualizada possível.

lista de fabricantes de hotspot helium

Obs: só tome cuidado, pois pode acontecer de um fabricante ter sido banido* da rede Helium, mas ainda aparecer na lista. Podem deixar disponível porque quem comprou o hotspot desse fabricante antes dele ter sido banido não tem culpa, mas no futuro é provável que seja retirado da lista.

*pode acontecer porque ele estava fazendo algo indevido na rede…roubando HNTs ou algo parecido…sim, houve caso recente com o fabricante Deeper

A tela para inserir o endereço também é uma das principais. É aqui que você vai informar para a rede Helium onde seu hotspot está localizado (aproximadamente). Essa é uma etapa obrigatória e muito importante, pois a localização informada vai afetar diretamente seus ganhos de HNT. Isso ocorre porque a rede identifica de onde o sinal está sendo emitido/recebido e cruza com sua informação de endereço. Caso você tenha colocado um endereço a mais de 100m da localização correta, pode ter seus ganhos reduzidos por não informar corretamente.

configurando a localização do hotspot

Além da informação de endereço, outra também importante é a da sua antena. Informar a altura e principalmente o ganho (em dBi) também será considerado no momento da rede verificar a potência da sua transmissão. Caso você não esteja utilizando a antena padrão que vem com seu aparelho e queira inserir manualmente o ganho da sua antena personalizada utilize a opção “custom antenna”.

alterando a antena que está em uso
setup da antena

Após inserir as informações do seu hotspot você estará a um passo de ter seu hotspot registrado na rede. Agora é só esperar…

registrando hotspot na rede

Clicando em “Go to Wallet” (Ir para Carteira) você entrará na tela a seguir. Essa é a sua carteira de HNT, onde você verá os ganhos de mineração do seu hotspot Helium e todas as alterações que você fizer serão registradas (altura e ganho antena, mudança de localização, etc). Além disso é possível enviar e receber HNT utilizando os botões do canto superior direito.

minha carteira dentro do aplicativo helium wallet

Vou finalizar por aqui o artigo para que não fique muito extenso. Mas acredito que as informações já são úteis pra você que quer iniciar no mundo da Helium e conhecer um pouco mais as funções básicas dessa ferramenta.

Se você tiver curiosidade sobre as demais funções e achar válido um artigo sobre, comente aqui abaixo e vou providenciar.

Espero que tenha gostado do conteúdo.

Se gostou você pode contribuir para o canal curtindo, comentando, se inscrevendo e compartilhando o blog com mais pessoas!

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress