hips

HIPs: a rede com governança descentralizada

“O conhecimento está disperso pela sociedade”

Sim, é concordando com Hayek que iniciamos esse artigo. Afinal, a frase resume bem o significado das Propostas de Melhoria da rede Helium (HIPs)

hips

Olha eu aqui de novo…

Nesse artigo vou falar um pouco sobre a governança e mais especificamente sobre os HIPs da rede Helium. Pra quem não faz ideia do que isso significa, é simplesmente a sigla para Helium Improvement Proposals (Propostas de Melhoria da Helium).

A Nova Labs, fundadora da rede Helium desenvolveu uma forma de governança participativa, ou seja, qualquer membro ativo da comunidade pode trazer propostas de melhoria para a rede que serão discutidas e podem ir a votação.

votação

Essas propostas são conhecidas como HIP e são seguidas por um número que as identifica, como por exemplo HIP17, HIP15 ou HIP51. Cada proposta pode refletir em aspectos importantes da rede incluindo mudanças significativas para a PoC (Prova de Cobertura), Governança, gestão dos fabricantes, dentre outras.

No universo cripto falamos muito sobre descentralização e o poder que o blockchain dá para que isso seja possível. Porém é importante citar que muitos projetos acabam sofrendo bastante pela centralização proveniente da equipe de desenvolvedores. Podendo atuar com interesses muito diferentes da comunidade que a apóia.

No caso da rede Helium, ter esse mecanismo das HIPs disponível confere um grau a mais de participação da comunidade, ajudando inclusive na manutenção da rede para o objetivo que ela foi criada.

participação da comunidade

Obviamente os mecanismos financeiros de incentivo, como a mineração são muito bons para quem foi early adopter (os nerds/entusiastas como eu que começaram cedo e investiram na ideia). Mas com o tempo o projeto vai caminhando para a estabilidade seja em relação ao seu tokenomics quanto ao fim ao qual está objetivando, uma rede global sem fio descentralizada e que deve adotar diversas tecnologias diferentes (Lora, 5G, WiFi, etc).

Nossa, significa que não vale a pena entrar agora?

Na minha opinião vale a pena sim. Afinal ainda estamos bem no começo disso tudo.

Mas deixo claro que é importante alinhar bem as expectativas, pois entrar achando que você vai colocar um hotspot e ficar milionário da noite pro dia não é realista.

A rede Helium vem passando por uma fase de transição e ajustes importantes desde o dia 11 de maio de 2022 com a mudança para os Light Hotspots, portanto ainda há muita coisa pra acontecer.

Se você estiver focado em ter uma renda extra e acreditar no potencial do projeto, só posso dizer: aproveite e vamos juntos nessa!

Agora se você for entusiasta e fã de tecnologia e quiser investir um bom tempo aprendendo mais sobre as aplicações possíveis da rede, fazer seus próprios testes com sensores, instalando seus hotspots e coisas mais técnicas…Ah meu amigo, então estou disponível pra batermos um papo e tomarmos aquela cerveja, porque temos muito que conversar! Mãos à obra que tem muita coisa pela frente ainda!

aquela cerveja gelada

Voltando ao tema do artigo, assim como comunidades de outras criptos mais antigas vemos que as HIPs ajudam no sentido de dar mais transparência ao processo de desenvolvimento da rede.

Então significa que o conceito de HIP não é exclusivo da Helium?

A resposta curta, NÃO.

o que

Foi baseada nos BIPs do Bitcoin. Como você já deve imaginar, significa Bitcoin Improvement Proposals (Propostas de Melhoria do Bitcoin) da comunidade Bitcoin.

Afinal, se tem funcionado bem com o BTC que já tem seus 12 anos de existência, porque não utilizar aqui também?

Assim como o mecanismo de Halving do HNT que também foi inspirado no nosso bom e velho Bitcoin…acho até estranho chamar de velho algo com 12 anos de idade =D

Agora, Elvis, e se eu quiser criar uma HIP por onde posso começar?

O canal da Helium no Discord é o local onde a comunidade costuma se encontrar.

É um pouco incomum pra nós no Brasil o uso do Discord, a não ser que você seja gamer ou da área de TI (rs), mas lá seria o primeiro lugar no momento para você iniciar uma discussão de proposta de melhoria da rede, através da seção Improvement Proposal. Mas será necessário arranhar seu inglês, afinal vai ser a língua utilizada por lá.

Depois de saber se o que você pensou de HIP já existe e debater por lá, o próximo passo é no repositório do GitHub Helium, onde as HIPs ficam depositadas e podemos ver na íntegra cada uma. Podendo também criar alguma.

É fato que em sua maioria as HIPs trazem consigo a necessidade de conhecimentos técnicos avançados sobre os temas. Mas é um repositório interessante pra quem gosta de entender um pouco mais sobre o projeto.

O que podemos notar nesses modelos participativos é que temos a chance de contribuir para o direcionamento para o qual a rede está indo através do voto direto. Reforçando o aspecto descentralizado da rede.

Site Votação: Helium Vote

votação no site da helium

Obviamente todo mecanismo tem suas falhas e uma das grandes discussões é como se é atribuído um voto. No caso dos HIPs a votação é atribuída considerando o saldo em HNT da carteira, dando o peso de 1 voto por HNT.

Existem HIPs (HIP41) que já vem sendo discutidos para melhorar esse tipo de atribuição, dado o problema de termos uma votação que pode ser direcionada para um determinado resultado ao considerarmos baleias com grandes volumes de HNT em carteira, podendo levar a um resultado com viés de interesse próprio e não coletivo.

De todo modo, podemos ver que como todo mecanismo temos os prós e contras e que vão sendo ajustados com o tempo graças ao trabalho da comunidade e a descentralização.

No final das contas, vejo como positivo esse modelo dada possibilidade de melhoria contínua, transparência e descentralização. Afinal, nada é perfeito, mas vai sendo ajustado conforme o tempo passa e de acordo com o consenso de quem está participando ativamente da comunidade.

Se curtiu o conteúdo, curta, compartilhe e nos siga nas redes sociais =)

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress