Se você chegou até aqui, provavelmente deve estar se perguntando “O que é essa tal de Helium Network?”
Pra responder sua pergunta, primeiramente tenho que te explicar um pouco sobre Internet das Coisas (ou IoT do termo em inglês). Mas fique tranquilo, vou tentar ser o mais objetivo possível.
Internet das Coisas (IoT – Internet of Things)
Imagine que você queira conectar alguns dispositivos do seu dia a dia na internet. Por exemplo, sua geladeira, seu carro, sua cafeteira, a coleira do seu cachorro (sim, isso já existe). E por que fazer isso? Simples, para gerar mais comodidade e automatizar muitos processos do nosso cotidiano.
Mas para isso você provavelmente gostaria que fossem conectados por uma rede sem fio, certo? Afinal, qual a graça de levar seu cachorro pra passear com um fio de internet ligado a coleira?
Redes sem fio (Wireless)
Tecnologias de redes sem fio já existem e você conhece algumas. Por exemplo, o Wifi que você utiliza em sua casa, o Bluetooth do seu celular, o 3G/4G da sua rede de telefonia.
A rede Helium por sua vez utiliza um tipo de tecnologia que está dentro da categoria LPWAN (Low Power Wide Area Network) chamada LoRa.

Resumidamente, a LoRa permite transmitir um sinal a grandes distâncias (~3Km na cidade e até ~10km na zona rural), bem mais do que o seu Wifi e com baixo consumo de energia elétrica. Em alguns casos consome o mesmo que uma lâmpada LED ou menos. O que é ótimo para bateria da coleira inteligente do seu cachorro, pois vai durar mais tempo.
Isso é possível porque a tecnologia LoRa envia poucos dados através da rede, por exemplo, uma coordenada GPS do seu cachorro.

Uma questão importante que eu vou te avisar é a seguinte: a tecnologia LoRa já existia antes da Helium criar sua rede…Opss
Então o que a Helium fez de diferente ?
LongFi – A união da LoRa com o Blockchain
A Helium criou um modelo de rede descentralizada, onde cada usuário pode se tornar uma “antena” para fornecer cobertura.
Para isso criaram o que chamam de LongFi, que trata-se da junção da tecnologia LoRa com o Blockchain, sim isso mesmo, a tecnologia que está por trás das criptomoedas, assim como o Bitcoin.
O que essa união faz é ajudar na expansão da rede, pois ao comprar um Hotspot (um tipo de “roteador”) você se torna uma “antena” para a rede Helium…Noossssaaaa, que fantástico!!
“Mas eu não me importo com internet das coisas e tampouco com um futuro mais conectado. Por que eu iria investir nisso?”
Boa pergunta!
Para que a rede cresça, com mais usuários investindo para se tornarem “antenas” para fornecer cobertura, o Blockchain Helium te “paga” com o token HNT, a criptomoeda da Helium.
Não vou entrar em detalhes sobre criptomoedas aqui, deixo para outro post, mas saiba que no momento em que escrevo esse texto 1 HNT = 13 DÓLARES !
Resumindo, se você acredita na proposta da Helium de rede descentralizada e compra o seu Hotspot, vai receber HNT por manter ele ligado e fornecendo cobertura. Essa é a forma de financiar o crescimento da rede. Afinal se você acreditou e investiu pra se tornar uma “antena”, merece um retorno por isso.
Ou seja, você se torna um “minerador” de HNT ao manter seu Hotspot ativo.
Mineração, Hotspot, Helium, IoT, Blockchain…se você é novo nesse universo, fique tranquilo, vou ajudá-lo a aprender os conceitos e com o tempo tudo fica mais fácil =)
O objetivo da comunidade é trazer informação para quem está chegando e trocar conhecimento com quem já está por aqui.
É importante ressaltar que isso não se trata de uma dica ou orientação de investimento, tem objetivo meramente informativo e educacional. Portanto, tenha sempre muito zê-lo pelo seu suado dinheiro e estude bem antes de se aventurar em novas empreitadas!
Espero que tenham gostado do conteúdo!
Nos vemos por aí! 😉
Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:
Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online: