Sim, meus caros…existem outros projetos além da rede Helium com objetivo de serem redes descentralizadas. Mas afinal, qual a diferença?

Ah…Mas o seu blog não se chama HeliumBR ?
Agora vai falar de outros projetos?
A resposta…
SIM…afinal o blog é meu 😀
Pra quem me acompanha por aqui, sabe que falo principalmente sobre a rede Helium, mas no final das contas tudo que se relaciona a web3, cripto, IoT e tecnologia vale a pena ser discutido e no caso da Pollen Mobile não é diferente, então vamos lá…
O Projeto
O projeto da Pollen Mobile surge como uma opção para redes privadas somente dados com uso da tecnologia 5G. É um projeto recente com cerca de 7 meses de existência, atuando apenas nos EUA dada a possibilidade de usar a banda de frequência CBRS livre de licenciamento.
Então antes que você se empolgue, não dá pra utilizá-la aqui no Brasil ainda 🙁
O que é interessante é que assim como a Helium em seu início, a Pollen já dispõe de early adopters interessados em ampliar a rede e obviamente serem recompensados em PCN, o token da rede Pollen Mobile.

Lembre-se, isso aqui NÃO é recomendação de investimento. Meu intuito é estritamente educacional, portanto vai com calma!

Estrutura do Projeto
O foco da rede Pollen é atuar somente com dados, criando uma rede que não terá disponível serviços de telefonia móvel, ou seja, você não vai ter um número de telefone pra fazer ligações. Apenas conseguirá navegar na internet e consumir dados.
O principal argumento é que nos sistemas de telefonia tradicional suas ligações e SMS não são totalmente criptografados, sendo assim, são passíveis de serem interceptados e lidos.
Creio que você já deve ter visto no jornal aquelas brigas judiciais de tempos em tempos sobre o Whatsapp solicitando bloqueio do app ou acesso às informações de determinado usuário, porém normalmente a resposta da própria empresa é que não é possível acessar as informações das mensagens do usuário, pois são criptografadas de ponta a ponta (inclusive é o slogan do WhatsApp).

No caso da Pollen Mobile, o objetivo de não possuir a possibilidade de ter um número de telefone para ligações e SMS é exatamente esse, garantir a privacidade e anonimato do usuário.
Além do fato de focar em dados para garantir a privacidade do usuário, outro fator interessante é que a rede já está sendo construída desde seu início no blockchain Solana. Sim meus amigos, na Solana que tanta gente reclamou por conta da migração que a Helium está realizando…
É meus amigos, a Helium não vai querer perder espaço pra concorrência em termos de escalabilidade por deixar de utilizar um blockchain como a Solana para reduzir o trabalho da equipe de desenvolvimento.
ROADMAP

Como podemos ver acima a rede ainda está em sua fase inicial, mas já está com seu piloto em andamento tendo hardware disponível para compra apenas para os usuários dos EUA.
ESTRUTURA DA REDE

É composta por alguns equipamentos, sendo eles: Flower (flor), Bumblebee (zangão), Hummingbird (Beija-Flor) e Honeybee (abelha).



As Flowers são antenas fixas que contribuem para gerar a cobertura necessária. São instaladas de forma similar aos hotspots Helium.

As Buttercups Flowers são antenas externas poderosas já com estrutura para serem colocadas em telhados/lajes e necessitam de registro no SAS (Sistema de Acesso ao Espectro).


Os Bumblebees são dispositivos portáteis que validam a cobertura da rede Pollen e coletam dados das Flowers como intensidade do sinal e velocidade de conexão. Podem ser utilizados em trânsito para validar a cobertura da rede em outras regiões.

O Honeybee é um eSIM (cartão SIM virtual) que permite validar a rede Pollen diretamente do seu telefone, sendo remunerado com 1 PIC (Crédito de Incentivo PollenCoin) para cada flor que você se conectar.

O Humminbird é um SIM físico com função similar ao Honeybee validando a cobertura de rede.

Diferenças para Helium
A tabela abaixo traz um resumo das diferenças presentes no projeto da Helium x Pollen.

Sobre a coluna 3, a Helium possibilita a mineração de cripto para quem possui uma antena/rádio 5G Helium de acordo com o HIP51-53, porém não há previsto ainda mineração pelo celular, como no caso da Pollen.
O argumento de não ser totalmente privado o 5G Helium ainda é discutível, mas optei por manter no formato original.
Os custos atribuídos ao Helium 5G como a própria Pollen informa no seu post, não estão claros ainda.
Sobre os custos da Helium LoraWAN, não vejo fazer sentido compará-lo na tabela já que são tecnologias diferentes e com objetivos distintos. Mas também preferi manter.
Tamanho da rede

A rede ainda está em sua fase early stage, mas com uma boa adesão para 7 meses em pleno inverno cripto.



PAYBACK
Para a cotação atual do PCN = 0,137 USD, podemos estimar o payback para cada componente.
Vou utilizar a média do 1º e do 20º colocado do gráfico de cada Top Earner abaixo.
Obs1: Lembre-se que os 20 primeiros colocados estão representando 1% (Flowers) do total de dispositivos da rede, portanto é apenas uma referência, provavelmente o payback médio será maior.
Obs2: Payback é o tempo para retorno do investimento
Flowers
1º FlakySharpButtercup
PCN/dia = 2.002,86
USD/dia = 0,137 x 2002,86 = 274,39
Payback = 7499/274,39 = 28 dias
20º WistfulBrightButtercup
PCN/dia = 1.257,06
USD/dia = 0,137 x 1.257,06 = 172,22
Payback = 7499/172,22 = 44 dias

Bumblebees
1º AbsentAbundantBumblebee
PCN/dia = 1212
USD/dia = 0,137 x 1212 = 166,04
Payback = 512/166,04 = 3 dias
20º DullRuralBumblebee
PCN/dia = 676,88
USD/dia = 0,137 x 676,88 = 92,73
Payback = 512/92,73 = 6 dias

Honeybees
1º DebonairLightHoneybee
PCN/dia = 75,46
USD/dia = 0,137 x 75,46= 10,34
Payback = 256/10,34 = 25 dias
20º NiceDullHoneybee
PCN/dia = 43,45
USD/dia = 0,137 x 43,45 = 5,95
Payback = 256/5,95 = 43 dias

Hummingbird
1º AnnoyedSharpHummingbird
PCN/dia = 2,28
USD/dia = 0,137 x 2,28 = 0,31
Payback = 128/0,31 = 413 dias
20º AbsentStrongHummingbird
PCN/dia = 2,28
USD/dia = 0,137 x 2,28 = 0,31
Payback = 128/0,31 = 413 dias

DEMANDA
Como todo projeto de token que possui funcionalidade no mundo real é fundamental olharmos para o uso da rede.
No caso da Pollen Mobile, vou resumir as características a que se propõe:
- Ser uma rede 5G para dados móveis
- Ser descentralizada
- Hardware de propriedade do usuário
- Baixo custo de implantação
Agora em quais situações isso é útil?
Para uso em eventos
Imagine grandes eventos em que você precisa de uma conexão de qualidade para utilização de equipamentos de comunicação, eletrônicos, sensores e etc.
Muitos eventos como Lolapalooza, Rock in Rio, jogos de futebol, shows e afins necessitam de uma conexão de qualidade à internet para garantia de que tudo fluirá bem e nem sempre há estrutura no local para atender essa demanda, pois os eventos podem ocorrer em áreas isoladas e sem a infra-estrutura necessária.
Por esse motivo, em grandes eventos costuma-se contratar um ISP (Internet Service Provider) para fornecer a conexão necessária. Em muitos casos a melhor opção acaba sendo a internet via rádio.

Uso em cidades do interior
Você já deve estar vendo notícias nos jornais sobre a chegada do 5G no Brasil, mas deve ter percebido que está chegando principalmente nos grandes centros urbanos e capitais.
Isso ocorre porque a infra estrutura para o 5G nessas regiões costuma estar consolidada.
Pra quem não sabe, para que você tenha 5G em uma região é necessário que lá já tenha fibra ótica. Isso ocorre porque apesar do 5G ser uma tecnologia sem fio, há transferência da informação para uma rede cabeada de fibra ótica, por isso há entrega de altas velocidades.
Artigo: Por que a fibra ótica é importante para um 5G mais rápido (Olhar Digital)
O que se vê na prática é que muitas operadoras de Telecom grandes não se interessam em levar fibra para regiões/cidades menores, pois consideram inviável o retorno versus investimento necessário.
Isso fez com que pequenos provedores entrassem nesse mercado para atender essa clientela.
Dito isso, há uma carência em regiões rurais ou cidades do interior para atender demandas de internet móvel de alta velocidade.
Mesmo em regiões centrais, existem casos em que operadoras de telefonia grandes não atendem. Como exemplo, conheço um provedor que atende com fibra e rádio regiões dentro do centro da cidade de São Paulo que não são atendidas pelas operadoras tradicionais como Vivo e Claro. Sim, no centro de SP e mesmo assim não chegava internet…

Redes privadas 5G
Se eu quiser criar minha própria rede para gerar conexão de qualidade e sem ter que pagar os custos dos planos das grandes operadoras de telefonia, poderei fazê-lo criando minha própria rede 5G.

Uso industrial ou agronegócio
Atualmente grandes indústrias quando necessitam de infra-estrutura de redes de telefonia buscam operadoras e provedores de telecom para atender suas demandas. É claro que isso leva em conta a robustez e qualidade da conexão de acordo com a necessidade do cliente, mas os custos não são baixos.
Utilizar de uma rede 5G como essa pode contribuir bastante para uso em casos específicos até a rede ganhar maturidade suficiente para mostrar que veio pra ficar.
Uso para IoT (demandas de alta velocidade/tráfego intenso dados)
Caso se queira utilizar a rede para usos de IoT, também será possível. principalmente em casos que demandem um tráfego intenso ou altas velocidades de conexão.
Mas lembre-se que o 5G não alcança grandes distâncias como a tecnologia Lora e os dispositivos tendem a consumir mais energia se comparados com os de tecnologia LPWAN (Lora, NB-IoT, Sigfox, etc).
Enfim, são diversas possibilidades. Agora é fundamental reforçar que a rede ainda tem que se provar no tempo, assim como a própria Helium.
Pontos Negativos
Alguns pontos negativos estão relacionados à integridade ética do fundador da Pollen, sendo citado no artigo de Mario Gabriele que teve como referência o livro de Mike Isaac (Super Pumped).
“[…] O fundador da Pollen é Anthony Levandowski, que completou um raro hat-trick de fraudes antes de seu mais novo empreendimento. Conforme documentado em Super Pumped , de Mike Isaac, no Google, Levandowski iniciou um negócio paralelo que prestava serviços ao seu empregador sem revelar sua propriedade da entidade. Ele então vendeu essa empresa para o Google a um preço que garantiu que ele não tivesse que dividir os lucros com os funcionários. Ao sair do Google, Levandowski fez o download de 14.000 arquivos confidenciais associados ao programa de direção autônoma da empresa, que ele usou para lançar sua própria startup de direção autônoma. Ele rapidamente vendeu o negócio para o Uber. Levandowski foi acusado de roubo de segredos comerciais por essa violação final e condenado a 18 meses de prisão. Um perdão de Donald Trump chegou antes de ele servir a qualquer momento. O mercado de risco puniu o comportamento de Levandowski com uma rodada de sementes.
Embora o Pollen possa ser criptograficamente seguro, vimos muitos projetos de criptografia em estágio inicial manipulados por equipes fundadoras antiéticas. Os fundos podem ser desviados e os incentivos distorcidos. O pólen pode ser um verdadeiro modelo de integridade, mas confiar na rede de Anthony Levandowski com seus dados é como confiar em um custodiante de criptografia criado por Razzlekhan. “
Apesar das afirmações acima, vemos uma adoção relevante para uma rede nova como a Pollen. Isso dá certa vantagem a Helium em termos de histórico ético.
Todavia, como sempre é o tempo que vai dizer a viabilidade do uso da rede e sua segurança-privacidade.
Até o momento, tanto usuários pessoa física como algumas empresas vem testando e implantando a rede Pollen nos EUA e dando bons feedbacks, seja em relação às recompensas como sobre a velocidade de conexão.
Conclusão
Na minha visão, a Pollen tem potencial para atuar como concorrente da Helium 5G em um futuro breve. Vamos aguardar para ver se os investidores profissionais também veem a startup dessa forma, assim como ocorreu com a Helium.
Pollen Flowers (Antenas 5G)

Helium Radios (antenas 5G)

Sobre exposição ao token, pra quem tem interesse em se expor, sempre vá com calma, afinal nem está listado em grandes corretoras de cripto. Uma pequena exposição pode ser interessante do ponto de vista de alocação, mas minha opinião é sempre: estude primeiro e evite fazer merda!

No final das contas, é ótimo ver novos projetos surgindo e que tem usos práticos no dia-a-dia. Além de estarem dispostos a mudar a forma como a indústria de Telecom vem funcionando. Será um projeto disruptivo sem volta? Aguardemos…
Olha só…você pagando casas de análise pra ter acesso a novos projetos de cripto-tokens e afins e eu fornecendo informação de graça aqui. Acho que vou abrir minha própria casa de análise para ativos de web3 hehehe
Enfim, se você realmente gostou e achou interessante esse artigo, dê uma força aqui pro blog curtindo e compartilhando. Afinal dá trabalho fazer isso e divulgar para mais pessoas ajuda o canal a chegar mais longe.
Até o próximo artigo!
Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:
Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online: