melhor hotspot para helium

Quanto HNT faz o melhor hotspot do mundo? De onde é? Qual marca?

Qual a melhor performance do mundo de mineração de HNT ? Se você já se perguntou sobre isso e não sabe ainda como encontrar esse dado…esse é o artigo certo!!

Ok, você deve estar curioso não é mesmo?

Fique tranquilo, vou mostrar como conseguir essa informação e como acessar essa ferramenta do ecossistema Helium.

Em primeiro lugar, eu venho observando o quanto esse ecossitema vem evoluindo desde o ano passado. São inúmeras ferramentas surgindo, com funções distintas para monitoramento, gestão, otimização, compra, instalação e diversas outras funcionalidades.

Muitas ferramentas começaram gratuitas e hoje em dia são por assinatura, mas ainda assim é possível extrair informações úteis ainda gratuitamente.

Obviamente, já deixei claro que o processo de mineração de HNT requer planejamento, seja relacionado ao local de instalação, forma de instalação, materiais e tudo isso deve ser considerado antes de fazer a compra de um hotspot. Afinal, comprar um aparelho que não é barato e servir como peso pra papel, não adianta de muita coisa.

É de suma importância entender que quanto mais aparelhos próximos do seu local de instalação, maior a probabilidade de realizar uma boa quantidade de “testemunhos”, ou seja, isso pode ampliar bem o seu desempenho de mineração e quanto HNT você recebe.

Mas já sabendo de tudo isso…Você já se fez aquela pergunta…

“Ok, mas quanto HNT faz o melhor minerador de Helium do mundo?”

quanto dinheiro faz um minerador helium

Muitos buscam saber o quanto faz o melhor hotspot da sua cidade, do seu estado, do seu país…Mas e do mundo?

A competitividade rola solta em um ecossistema em que você tem as performances abertas publicamente. Mas daí você olha para o mapa da Helium e pensa:

“Para saber qual o melhor eu vou ter que clicar em um por um do hotspots no mapa?

aí complicou

Se fosse assim, estávamos ferrados não é mesmo?!

Afinal com +500 mil hotspots na rede, seria humanamente impossível.

E é claro que no meio de tantas ferramentas, teríamos algumas que nos ajudariam a responder essa questão.

Helium Tracker

helium tracker

O site heliumtracker.io é uma dentre diversas outras ferramentas criadas exclusivamente para gerar dados relevantes sobre a rede Helium para os donos de hotspots. Facilitando a visão de dados relacionados à rede, como: mineração por período, pagamentos, testemunhos, comissões, monitoramento, dentre outros.

Como vocês podem ver no menu lateral (lado esquerdo), é possível ver diversos menus com informações, porém a grande maioria necessita de login. É importante deixar claro que você consegue fazer cadastro e acessar o sistema sem ter que pagar nada, pois há uma versão gratuita para que você possa conhecer a ferramenta.

Caso você esteja curioso demais nesse momento e não queira esperar pra entender melhor a ferramenta, tudo bem, vou providenciar algum post mais específico sobre o assunto. Vamos ver, mesmo sem cadastro, quem são os “Topspots” na mineração de HNT. Para isso, vou acessar o menu “Hotspots Charts“:

topspots de helium no mundo

E aqui está, no dia de hoje (30/01/2022) o primeiro lugar é do Jolly Porcelain Liger. Mas cabe ressaltar que ele está em primeiro na lista com base no resultado das últimas 24h.

Porém, se você observar no meio da tela, há um desenho de uma “coroa” com um número dentro. Isso significa o ranking ocupado por esse hotspot em relação aos últimos 7 dias.

Ou seja, nada mais justo do que considerar o melhor desempenho baseado na performance média de pelo menos 7 dias.

Se procurarmos a coroa com o número 1, encontraremos logo abaixo o “Tall Cedar Mandrill“:

top 1 minerador de helium do mundo

Como é possível notar, o desempenho dele em 30 dias é bem superior aos demais da lista que aparece na primeira página, produzindo fantásticos 78,5 HNTs no mês sozinho!!

É importante deixar claro que essa lista não contempla validadores, ou seja, esses hotspots que aparecem aí são mineradores padrão.

Quando acessamos o Explorer da Helium conseguimos ver que o desempenho em 24h aparentemente está mais atualizado do que no Helium Tracker.

Vemos que o aparelho está situado na Alemanha e é da marca Sensecap. A elevação informada pelo proprietário é de cerca de 100m de altura, enquanto a antena aparentemente é de 2.8dBi e pelo visto deve ser omnidirecional, afinal consegue realizar “testemunho” em todas as direções.

melhor hotspot de helium do mundo está na alemanha
quanto HNT o maior minerador do mundo fez em 30 dias

Em 30 dias fez 78,61 HNTs, o equivalente a $ 2182 dólares (~R$ 11.712,00) . É possível ver que esse aparelho conseguiu uma ótima quantidade de “testemunhos” (witnesses) no total de 158.

A escala de transmissão está em 1,00 e não está “relayed“. Pelo visto um ótimo setup, com instalação otimizada e conexão a internet de ótima qualidade, pois como vemos no gráfico de 30 dias a média de mineração permanece constante no período.

Utilizando a ferramenta Hotspotty podemos também ver alguns gráficos do desempenho histórico, que por sinal se manteve muito bom desde o seu início.

desempenho do melhor hotspot de helium do mundo em seu início

Entre 16 de novembro e 9 de dezembro de 2021 o aparelho ficou offline da rede, o que aparentemente é um pouco estranho considerando a performance geral. Mas também é possível notar que na primeira fase em que o aparelho iniciou na rede (a partir de 06/08/21 até 16/11/21) o hotspot teve momentos em que ficou alguns dias offline e com desempenho abaixo da média. Após sua retomada em 9/12/21 vemos que sua média seguiu constante e sem paradas.

Através do gráfico “Rewards by type” (recompensas por tipo) gerado na ferramenta Hotspotty, podemos ver que quase 97% das recompensas vem dos testemunhos (witnesses). Isso é pra você entender melhor a importância de focar na boa cobertura para “testemunhar” o máximo de hotspots vizinhos.

O gráfico de escala de transmissão também mostra o quão bom está essa instalação, pois o nível está em excelente e com uma alta quantidade de “beacons” válidos. Talvez você fique com um pouco de dúvida sobre esses termos, mas não se preocupe, posso detalhar isso em outro artigo. Por hora, aproveite para ver graficamente o que é RELEVANTE e IMPORTANTE de se analisar quando se trata de uma boa instalação. Serve como uma boa métrica para comparar com o seu hotspot e ir otimizando (melhorando) sua performance.

Abaixo vou utilizar mais uma ferramenta legal que acessa um pouco mais de detalhes das transmissões realizadas pelo hotspot, é o Helium Hiker. Nele conseguimos ver dados como o nível de RSSI (Indicador de Potência do Sinal Recebido), os hotspots com quem nos comunicamos e testemunhos válidos e inválidos.

Sei que algumas dessas informações também são possíveis de se ver em outras ferramentas ou mesmo no explorer. Mas os gráficos aqui trazem um dashboard visualmente prático para analisar a quantidade de desafiose testemunhos tanto transmitidos como recebidos. Observe como isso faz diferença na análise, principamente quanto olhamos para os recebidos no período.

Transmitidos

helium hiker transmitidos

Recebidos/Validados

helium hicker recebidos validados

Como você consegue perceber, logo após o retorno do hotspot a ativa, em 09/12 o número de testemunhos validados/recebidos assim como de desafios aumentou consideravelmente.

Entende agora como é importante olhar mais informações e detalhes além do que aparece no explorer da Helium ?

A questão é que muita gente por aí nem faz ideia que essas ferramentas existem e são gratuitas ou mesmo não sabem utilizá-las para extrair informação. Mas fiquem tranquilos, vou auxiliar explicando cada uma delas e como fazer uma leitura pra refinar seu setup de instalação.

Acho que por hoje já abordei bastante coisa em um post só, creio que já consegui ajudar com mais algumas dicas.

Então é isso pessoal, vocês viram qual o melhor hotspot em mineração do mundo, algumas informações da instalação e deu pra perceber que houve uma melhoria na instalação que conseguiu maximizar a performance e mantê-la constante.

Atenção!

atenção!

Cuidado com a ideia que pode surgir de que “podemos concluir” que o Sensecap é a melhor marca de hotspot apenas por olhar a performance do Tall Cedar Mandrill.

Não estou sugerindo isso no post (apesar da piada na capa rs), até mesmo porque se você voltar no Helium tracker e for conferir os Top 10 da lista, você vai encontrar Nebra, Rak, Bobcat, Helium Inc, Milesight, etc…

A maioria dos hotspots possuem um hardware similar, com poucas alterações entre eles. Novas versões vão surgindo com melhorias, mas sua dedicação em melhorar ao máximo a instalação é que vai fazer a diferença 😉

Não adianta ter um hotspot que funciona 1 dia fazendo 2 HNTs e fica 10 dias offline, portanto assim como em diversas atividades na nossa vida, ter constância aqui também faz a diferença.

Se você gostou, dá um like, compartilha, se inscreve no nosso site, Instagram e Youtube e fica de olho nas novidades.

Nos vemos no próximo post!

Abraços!

Caso você ainda não entenda muito sobre Helium, queira a ajuda de um especialista antes mesmo de investir em um hotspot ou precise de ajuda para otimizar sua instalação é só se inscrever na Consultoria para Rede Helium e agendar um horário comigo preenchendo o formulário no link abaixo:

Consultoria para Rede Helium

Para compra de hotspots e acessórios temos a nossa loja online:

Loja Helium BR

Share your love

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

plugins premium WordPress